Newlyweds, ou Recem-Casados, é o novo filme independente do diretor Ed Burns. Filme independente mudou de definição na última década, e começou a incluir filmes de milhões de dólares com “A-lister actors” (atores de primeiro escalão), como George Clooney e Leonardo DiCaprio. Mas Edward Burns, ganhador do prêmio Grand Jury em Sundance pelo Os Irmão McMullen (The Brothers McMullen,1995), soube desde o início de sua carreira que “indie” significa mesmo independente-de-dinheiro, lembrando que seu primeiro filme (supracitado) teve um custo de produção de apenas 28 mil dólares.

Depois de uma passagem como ator em blockbusters e indies de milhões de dólares, Burns retornou as suas raízes no ano retrasado com Nice Guy Johnny (2010) filmado na região dos Hamptons, NY. Ano passado ele apostou miúdos em Newlyweds (2011), onde ele também é um dos protagonistas. Burns filmou o Nice Guy Johnny utilizando a camera digital Red, com um custo total produção de apenas 25 mil dólares, e seu último projeto, Newlyweds (2011) – que ainda irá ser lançado no Brasil – por apenas 9 mil dólares.

Burns optou por usar uma DSLR (Canon 5D Mark II) para fazer este projeto, como você pode conferir na imagem abaixo. O diretor decidiu abster-se de lançar o Nice Guy Johnny nas telas de cinemas e optou por distribuí-lo via iTunes, On-demand e em DVD, o que tem provado ser uma excelente opção para filmes de baixo custo.

Burns dividiu o budget de Newlyweds da seguinte forma, (5) cinco mil para os atores, (2) dois mil para o seguro (sem pagar seguro, é quase impossível alugar equipamento de cinema aqui nos EUA), e os (2) dois mil restantes para comida e bebida para o elenco e equipe de filmagem.

A equipe de filmagem (the crew) foi composta por apenas três integrantes que revezaram nas tarefas de cameraman, sound mixer (responsável pelo áudio e vara de boom) e gaffer/key grip (chefe de elétrica/responsável pelo equipamento). Vale mencionar que um dos três integrantes do time de produção era o próprio diretor e que o filme produzido em apenas 12 dias.

A equipe dinâmica conseguiu todos os locais para filmagem em Tribeca, Nova Iorque, sem pagar um tostão (moeda internacional). Burns também pediu para os próprios atores serem responsáveis pelo seus guarda-roupas e maquiagem.

Para gravação dos diálogo eles usaram microfones de lapela – o boom mic foi deixado de lado na maioria dos dias. Para a iluminação das cenas, eles fizeram uso de luz ambiente e de uma “china ball” (abaixo) apenas quando necessário.

Concordo que existe um valor intrínseco em ser famoso e poder chamar atenção para o seu trabalho através de redes sociais, ou mesmo em entrevistas de TV como fez Burns.  No entanto, tenha em mente que mesmo se você fizesse um filme por 10 mil reais e apenas empatasse, ou seja, cobrisse o custo, eu diria que o seu esforço teria sido um sucesso financeiro. Você não só não perdeu dinheiro, como passa a ser muito mais do que pobre coitado que acabou de terminar uma faculdade de cinema, com milhares de dólares(ou reais) de débito em empréstimos financeiros para pagar a escola e filme(s) – tenha em mente que um bom curta-metragem vale mais no mundo real do que um diploma da NYU ou da UCLA.

Não resta dúvida que Edward Burns decidiu fazer filmes de ultra-low budget (ultra-baixo custo) por escolha. Sem muito esforço ele teria conseguido de milhares de dólares e até milhões para fazer seus filmes, mas como ele mesmo menciona em uma entrevista, “Cansei de ir com o chapéu na mão pedir dinheiro para investidores. Decidi escrever histórias mais tangíveis, e nunca mais olhei para traz.”

Newlyweds é o décimo filme do Ed Burns como diretor. Veja a lista abaixo em ordem cronológica com o orçamento / arrecadação em dólares de cada um deles.

1. Irmãos Mcmullen (The Brothers Mcmullen, 1995) – $28 mil / $10.5 milhões

2. Nosso Tipo de Mulher (She’s the One, 1996) – $3.5 millhões / $13.8 milhões

3. Uma Chance para Ser Feliz (No Looking Back, 1998) – $5 milhões / $222 mil

4. Paixões em Nova York (Sidewalks of New York, 2001) – $1 milhão / $3.5 milhões

5. Quarta-Feira de Cinzas (Ash Wednesday, 2002) – $2.5 milhões / $3 mil (nos cinemas, foi projetado em apenas dois)

6. À Procura de Kitty (Looking for Kitty, 2004) – $200 mil / $5 mil

7. Noivo em Fuga (The Groomsmen, 2006) – $3 milhões / $820 mil

8. Segunda Chance para o Amor (Purple Violets, 2007) – $4 milhões / ? via iTunes

9. Nice Guy Johnny, 2010 – $25 mil / ? via iTunes, On Demand e DVD

10. Recém-Casados (Newlyweds, 2011) – $9 mil / ainda contando.


Os comentários abaixo são do antigo blog. Para comentar, dirija-se ao fim da página.