Todo bom diretor sabe, faça o máximo que puder na câmera e deixe apenas o impossível para a pós-produção. Aliás, acabei de inventar uma expressão, “Faça no braço para não ter que deixar para os dedos!”. Entendeu? Braço → câmera, dedos → teclado? Não curtiu? Sem erro…
Muitas produtoras estão cada vez mais optando por programas como Adobe After Effects para efeitos como “follow focus” troca de foco, ou “fast pan” (movimento horizontal rápido), efeitos que podem ser produzido via câmera. As vezes esta escolha é feita porque cada hora durante a produção pode custar milhares de dólares. Eu me considero “old school”, da escola antiga, pois, prefiro fazer até transições com a câmera, para evitar dor de cabeça durante a edição e acredito que os melhores diretores editam seus filmes antes de filmarem, na cabeça e/ou via storyboard (ilustrações do roteiro).
O Objetivo da Objetiva – Eu sei, mó brega, mas não resisti.
O objetivo da sua lente objetiva, não resume-se apenas em capturar a cena, grande parte do tempo ela é usada para distorcer a realidade.
Um dos efeitos especiais usado no cinema com lentes telefotos é chamado, distorção de perspectiva. Este efeito faz com que o fundo seja aproximado do objeto em foco. Em Indiana Jones e A Última Crusada, o cinematógrafo do Steven Spielberg, Douglas Slocombe, usou uma lente ultra-telefoto para aproximar a hélice do navio aos dois personagens da cena – como você pode conferir na segunda e terceira imagens – dando uma impressão de perigo eminente.
Na primeira imagem conseguimos notar a distância real, onde os atores atuam em uma distância segura. Na segunda imagem, acredito que usaram uma lente de 85-100mm, distorcendo um pouco a realidade. Na terceira, no close-up, eles escolheram uma lente de 250mm, segundo o próprio diretor, criando um efeito onde a hélice do navio parece estar apenas a um metro distância dos atores, prestes a triturá-los. Hmm, indi-burger…
Desfoque o Que Não Interessa
Uma dos truques comumente usados com a teleobjetiva, é o de profundidade de campo rasa. Este recurso é utilizado para focalizar a atenção da audiência em um objeto ou indivíduo, normalmente desfocando o fundo (background), o primeiro plano (foreground) ou mesmo o personagem, levando os nossos olhos ao que o cinematógrafo pretende mostrar-nos. Muitos profissionais optam por usar câmeras mais baratas, com sensor “cropeado”, pois elas ampliam o fator telefoto das lentes, transformando uma lente de 50mm em uma lente de 80mm – leia este artigo caso queira saber mais sobre este sensores cortados.
É importante realçar que este efeito é muito mais difícil de alcançar com lentes grande angular.
Note que na foto acima, onde utilizei apenas luz ambiente, a estatueta destaca-se apesar do fundo estar mais iluminado do que ela, isto é devido ao recurso de profundidade de campo rasa.
Mesmo em filmes de pequeno e médio portes, existe um posição na equipe reservada apenas para a mudança de foco, o encarregado deste trabalho dos sonhos de muitos, é chamado operador de foco.
Se você vem acompanhando os artigos do Curso de Cinema, já dever ter lido algo sobre o follow focus. Esta traquitana é a ferramenta do sortudo do operador de foco, com ela, ele – o “focus puller” – altera o foco entre os planos. Nas imagens abaixo do meu curta Bait n’Switch, você poderá conferir onde fiz a troca de foco, da mão da atriz apontando até o outro personagem do outro lado da calçada.
O espaço físico entre os dois atores é muito maior do que parece nas imagens, fui levado a usar uma lente de 85mm para encurtar esta distância, e consequentemente pude usufruir de uma profundidade de campo muito menor criando um efeito onde a pessoa para quem ela aponta é revelada de uma forma um pouco mais dramática.
Resumindo, com a teleobjetiva você poderá conseguir o seguintes efeitos: profundidade de campo pequena, que pode ser usada para isolar o seu alvo ou para alterar o foco entre planos, através do follow focus. Longo alcance, para aqueles com intenção de capturar a natureza, eventos esportivos ou bisbilhotar a vizinha. Close-ups, enquadramento mais apertado eliminando o que não é essencial no quadro e trazendo para mais perto a ação.
Para saber quais efeitos especiais você pode conseguir com as lentes grande alugares, clique aqui.
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