Venho recebendo a mesma pergunta de vários leitores, “Faculdade de cinema, vale a pena?”
Primeiro, vamos substituir a “pena” – que deve pertencer a galinha dos ovos de ouro – por “$200-$300 mil dólares” – o custo aproximado de quatro anos de tuition (mensalidades) e room and board (moradia e comida) em uma escola de cinema nos EUA.
[textblock style=”2″]Antes que alguém levante a voz, sim, eu sei que meio milhão de reais mal compra um barraco na Rocinha hoje, e sim, como um tabloide barato, eu optei pela rima e pelo sensacionalismo – pensei também em “Moema”, mas dá na mesma… Aliás, isto me fez lembrar da iminente bolha imobiliária brasileira… Boa sorte! Voltando…[/textblock]
Por falar em bolha, a próxima bolha prevista para estourar aqui nos Estados Unidos será a do financiamento estudantil. O débito já chega a um trilhão de dólares, ultrapassando o débito nacional de cartão de crédito. O mais triste, é que o governo Bush passou uma lei proibindo que estas dívidas fossem anuladas com bancarrota (declaração de falência), ou seja, o estudante irá ter que pagá-la ou morrer pagando. Outro dia ouvi uma entrevista com o Peter Schiff, um respeitado economista, que sugeriu que estes estudantes, com débitos exorbitantes, imigrassem para outro país onde credores não teriam acesso legal a eles.
[textblock style=”3″]Acima o pai diz, “Voltando pra casa?! A garotada hoje é tão preguiçosa e irresponsáveis! A sua mãe e eu começamos do zero!” O filho com o saco de dívidas estudantis nas costas responde, “Acreditem em mim, eu adoraria começar do zero!” [/textblock]
Olha, eu sei que você não quer ler o que eu estou prestes a escrever, sei que você está em busca de uma resposta sucinta, absoluta e direta, mas o problema é que a resposta correta depende mais de você, de quem está perguntando, do que da pergunta per se.
Depende da sua condição financeira, depende da sua faixa etária, depende da faculdade que você escolher, da profissão que você busca e, o mais importante, depende da sua sorte – mas vamos começar pela sua conta bancária.
Se financiamento não for um impedimento, entre de cabeça!
Honestamente, não consigo encontrar um motivo sequer para você – que pode pagar – não fazer o seu curso fora do Brasil. Não porque a qualidade de ensino aí seja inferior – quanto a isto eu não sei – digo porque, como um estrangeiro, você será o aluno que mais se beneficiará durante os quatro anos no campus. Você não estará apenas aprendendo o que o curso propôs a ensinar, você estará também assimilando uma outra língua e imergindo-se em uma cultura nova, o que, na minha opinião, tem um valor superior ao próprio curso, principalmente para cineastas – afinal, sobre o que serão as suas histórias e quem serão os seus personagens, se você não tiver vivido algumas aventuras e adquirido perspectivas alheias?
IDADE
Caso você tenha mais de 30 anos, vários outros fatores começam a fazer parte da equação. Eu não vou entrar em detalhes, mas dois deles são: as suas relações pessoais e segurança financeira. Mas não deixe isto te desestimular, você tem uma grande vantagem sob a garotada, você, ao contrário da metade deles, tem certeza absoluta do que quer.
A segunda dica é, procure por faculdades em centros urbanos, pois lá você encontrará pessoas acima do padrão de 18-24 anos e muito mais estrangeiros com quem você terá mais facilidade de “network”.
FACULDADE
Isto é válido para todas as profissões, mas tratando-se de cinema, a escola que você escolher será a diferença entre algo a ser levado em consideração no seu currículo e desperdício de tinta. Existem dez escolas de cinema que tem algum valor em Hollywood – muitos diriam apenas cinco – irei citá-las abaixo.
Ou seja, não perca o seu tempo e dinheiro fazendo um curso de cinema em uma community college em Nebraska – ao menos que você tenha fascinação por tornados e xenofobia.
PROFISSÃO
“Carreira em cinema” é uma frase abrangente, você precisa saber primeiro no que você deseja se especializar ou ao menos qual estágio de produção lhe atrai. Se você quer trabalhar em pré ou pós-produção – de roteirista, produtor, agente, editor, etc – a resposta é “não”, você não precisa fazer faculdade de cinema – animação e efeitos especiais são exceções, mesmo com aulas achei Maya 3D f***.
Agora se você quer trabalhar em produção – ou ralação, como preferir – em, direção, fotografia, maquiagem, figurino, eletricista, etc – sim, seria aconselhado – não necessário – que você faça algum curso.
SORTE
A pergunta, “Vale a pena fazer faculdade de cinema?” não é uma curiosidade apenas de vocês, ela é feita aqui constantemente em entrevistas com diretores bem sucedidos, e todas as vezes que presencio, noto que o indivíduo coça a cabeça antes de responder.
A razão da dúvida é porque, ao contrário de um curso de medicina ou de direito, toda a parte técnica relacionada a cinema pode ser absorvida de outras formas, sem você precisar quitar a casa. A hesitação em dizer “Não!”, vem do fato de muitos deles colaborarem com colegas do college e/ou de terem entrado no mercado com a ajuda dos mesmos. Wes Anderson, diretor de Moonrise Kingdom (2012), dividiu um quarto com o ator Owen Wilson, com quem escreveu vários de seus filmes. Darren Aronofsky, diretor de Cisne Negro (Black Swan, 2010), ainda trabalha com o mesmo diretor de fotografia do seu primeiro filme Pi (1998), Matthew Libatique. Nepotismo também prevalece em Hollywood, mas quem somos nós, brasileiros, para criticá-los em relação a isso?
“Então, a resposta é sim?”
Se você tem condições financeiras, entre 18 e 29 anos e conseguiu entrar em uma das top faculdades de cinema do mundo, a resposta é sim. “E se eu não tenho condições de pagar por uma?”
Por falar em sorte, você um p*** de um sortudo! O início da sua paixão por cinema coincidiu com a revolução digital no cinema. Apenas seis anos atrás, quando eu decidi cursar cinema, a única opção plausível para se ter acesso a equipamentos cinematográficos era através de uma escola. A quantidade de informação online era escassa, e o prospecto para produzir um filme legítimo sem uma educação formal era menos que encorajador.
A verdade é que se eu e você fossemos disputar pelo mesmo cargo, e você tivesse um reel – um conjunto de trabalho – melhor que o meu, e o meu único diferencial fosse um diploma, você seria o contratado.
Para te energizar, aqui vão alguns diretores atuais e renomados que não fizeram faculdade de cinema: David Fincher, Christopher Nolan, Quentin Tarantino e Guy Ritchie
Se mesmo assim você ainda deseja se matricular, aqui vão…
As Melhores Faculdades de Cinema dos EUA
Alguns critérios são aparentes, como resultados no mundo real e status, mas outros serão relevantes apenas para você. Não acredito que exista um ganhador que predomine, pois o melhor instituto educacional irá variar com o que você busca.
AFI Film Conservatory
Dito isto, a melhor escola de cinema do mundo da última década tem sido o American Film Institute. Você precisa ter mais de 21 anos e ter um bacharelado em artes (BA) para se candidatar ao mestrado de belas artes da AFI.
O que mais me fascina no programa deles, é o hands on approach – o método mão na massa. Uma vez aceito no seleto programa de dois anos, você terá a oportunidade de dirigir três narrativas já no primeiro ano.
Alguns graduados renomados são: David Lynch, Darren Aronofsky, Terrence Mallick e Wally Pfister
USC School of Cinematic Arts
Este ano a USC ficou em primeiro lugar dentre as vinte-e-cinco melhores escolas de cinema do mundo, segundo The Hollywood Reporter.
Se você acha que entrar na USC é fácil, saiba que o Steven Spielberg foi rejeitado três vezes. Ele ficou tão chateado com a USC que negou o diploma honorário que a universidade ofereceu a ele – depois da fama. Hoje, Spielberg e Zemicks (diretor de De Volta para o Futuro) são uns dos maiores contribuintes financeiros e educacionais da USC, frequentemente oferecendo Q&As para alunos interessados.
A lista de alunos famosos e premiados é tão repleta que não vou nem me dar o trabalho de listar alguns.
NYU Tisch School of the Arts
Martin Scorsese, Spike Lee, Charlie Kaufman e Todd Philips (Hangover, 2009) foram apenas alguns do seus estudantes de renome.
Se eu pudesse voltar atrás, teria pelo menos tentado entrar na NYU, simplesmente pela quantidade de estrangeiros e de alunos mais experientes.
É fácil deduzir que para um aluno da NYU é mais difícil entrar em Hollywood do que para graduados das universidades localizadas em Los Angeles, mas se a sua paixão está em cinema independente, NYU é a melhor faculdade de cinema do mundo.
UCLA School of Film, Theater and Television
A sigla UCLA é sinônimo de film school. A University of California in Los Angeles é a mais seletiva de todas mencionadas aqui, aceitando apenas 3% dos candidatos no seu curso de cinema.
Alexander Payne, diretor de Entre Umas e Outras (Sideways, 2004), teve o seguinte a dizer dos seus professores desta faculdade, “Eu aprendi a dirigir atores com o Delia Salvi, a cultivar um senso livre e poético com o Ed Brokaw, a incorporar padrões visuais com ressonância temática com o Steve Mamber e a usar a narrativa de forma mais eficiente e ordenada com o Richard e a Barbara Marks.”
Emerson College Film Production
Quase todos os alunos fazendo o film program em outras escolas, querem ser diretores, então quando surge uma oportunidade de dirigir, o processo se torna uma competição, pois quase ninguém quer exercer outras funções. Isto não acontece na Emerson, porque, por algum motivo desconhecido a mim, ela atrai pessoas com interesses específicos.
Talvez você ache que incluí a escola que estou me formando por favoritismo, o que seria justo se a Emerson não estivesse em 9° lugar na lista das Top 25 Film Schools do mundo.
Apesar de estar localizada em Boston, a Emerson tem um campus em Los Angeles e está fazendo um ampliação com uma torre de 85 milhões de dólares no Sunset Boulevard.
Outros Países & Outras Opções
Se você é fluente em Chinês, Francês ou Tcheco, a Beijing Film Academy, La Femis e a FAMU (Film and TV School of the Academy of Performing Arts) em Praga, respectivamtente, são as melhores escolas fora dos Estados Unidos e oferecem um grande atraente, elas chegam a custar menos da metade. Todas elas, com exceção da francesa, oferecem cursos em inglês.
Não se esqueça que no Brasil, várias universidades públicas oferecem cursos de cinema gratuitos. Eu não estou por dentro da realidade dos cursos daí, mas aqui vão as escolas que oferecem os melhores cursos de cinema do país segundo o Guia Estudantil da Abril.
Universidade de Brasília (UnB)
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Universidade de São Paulo (USP)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – PAGA
Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) – PAGA
Outro fator importante que talvez você não saiba, é que dois dos quatro anos de bacharelado em cinema não serão relacionados a cinema. Aqui nos EUA, existem – o que eles chamam de – “requirements“, cursos que todos os alunos, independente da área, são obrigados a cumprir.
São cursos de história, artes, literatura, etc. Então, se por qualquer motivo você não tenha tempo ou interesse em fazer um curso de quatro anos, aqui vão algumas alternativas que focam 100% na sua área de interesse,
Vancouver Film School – Este instituto canadense oferece cursos de animação, atuação, produção, maquiagem, design de som e escrita de roteiros (screenwriting), todos com duração de apenas 1 ano.
Dois de seus alunos mais conhecidos são: Kevin Smith e Neil Blomkamp (diretor de Distrito 9, 2009)
New York Film Academy – Talvez você já conheça este curso, pois a demanda originada do Brasil é tamanha que eles fizeram uma página em português no seu website. Conheci uma pessoa que fez e gostou e sei também que eles tem acesso a várias celebridades, mas não sei qual o impacto no curso. A NYFA oferece cursos de um ano, bacharelados e mestrados, um cardápio imenso com campuses em várias cidades dos Estados Unidos e do mundo.
Screenwriting e outros cursos – Tanto a UCLA como a NYU, oferecem cursos acreditados, pois caso você algum dia você tenha intensão de se formar, você poderá usar os créditos para completar um diploma. Sinceramente, eu acho cursos muito longos de “como escrever roteiros” desnecessários, mas muitos discordam.
Met Film School em Londres – Similar a NYFA, mas mais renomada e localizada em Londres.
“Mas… e para você Vini, está valendo a pena?”
Bom, onde mais eu poderia ter acesso a professores que trabalharam em sets Hollywoodianos, como em A Rede Social (The Social Network, 2010) ou a um roteirista que acabou de concorrer ao Oscar – pela As Aventuras de Pi (Life of Pi, 2012)?
Ou, como mencionei antes, em que outro ambiente, fora um set de filmagem, eu teria acesso a uma comunidade que compartilha os mesmos interesses que eu por filmmaking?
A verdade é que ainda está muito cedo para eu responder. Tem um ditado, que eu acho que inventei, que diz, “Sucesso justifica os erros.” Então, se eu me encontrar daqui dez anos com uns filmes produzidos que me tragam orgulho e com um salário que pague as contas, a resposta é “sim”. Caso contrário, a resposta será… “Me pergunte daqui alguns anos.”
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